quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Sarney Filho recebe apoio de lideranças da Cidade Operária em São Luís (MA)


A convite de lideranças, o candidato ao Senado Federal, Sarney Filho esteve presente em um café da manhã no bairro da Cidade Operária, em São Luís, na manhã desta terça-feira (28). Ali, Filho recebeu o apoio de vários representantes de entidades locais para o projeto político.
Destaca-se da reunião a presença de lideranças dos 39 bairros da chamada Zona Rural 1, além de representantes de outros 32 bairros da conhecida Zona Rural 2, que juntos fizeram um grupo de apoio à candidatura do ex-ministro Sarney Filho.

Durante o evento várias pessoas fizeram uso da palavra para deixar sua mensagem de incentivo à luta na campanha deste ano. Foi o caso da líder comunitária Graça, que descreveu o porquê de apoiar o candidato. “Todos sabem que Sarney Filho foi sempre muito sensível aos problemas da comunidade. Agora a gente não vai se arrepender de dar esse voto a ele, já que conhecemos quem ele realmente é por já ter ajudado em várias demandas da nossa população”, enfatizou.

Outro a declarar apoio foi o Pastor Rocha, que deixou sua mensagem de força. “Nós somos um grupo de vitória, senador. Lhe daremos um voto de confiança. Todos aqui vão vestir a camisa e vamos trabalhar para o melhor de nossa comunidade e com Deus a vitória será nossa”, completou.

O também líder comunitário Mário Jackson destacou que a escolha do nome de Sarney Filho foi por uma decisão minuciosa. “Estávamos preocupados em encontrar alguém que pudesse ajudar a desenvolver nossa região e o Maranhão. Senador, coloque dentro do seu coração todas as pessoas da nossa região para que continue o grande trabalho que você já desenvolveu na câmara federal”, discursou.


O candidato Sarney Filho agradeceu a presença de todos e se propôs a trabalhar em prol da comunidade. “Quero agradecer a todos pela presença numa manhã de terça-feira que é um dia de trabalho, isso já me tocou bastante. Todos falaram que precisavam de um senador atuante e saibam que, assim como sempre me empenhei nas causas sociais enquanto deputado de 10 mandatos, o farei como senador”, concluiu.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Escola Vovó Ana Rocha de São Pedro dos Crentes (MA) ganha salas climatizadas


A Escola Vovó Ana Rocha, em São Pedro dos Crentes (MA), foi contemplada com salas climatizada. Os espaços agora contam com ar-condicionado, o que melhorou não apenas a temperatura do ambiente, mas também a acústica e o conforto de modo geral, facilitando ainda mais o aprendizado das crianças.

O prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, esteve na escola nesta quarta-feira (15), juntamente com o secretária de Educação, para acompanhar, com a presença dos estudantes e da equipe escolar, a entrega da climatização.

Lahesio Bonfim destacou a importância dos investimentos na educação do município. "Quer mudar uma nação? Invista em educação, pensando nisso hoje estamos entregando as salas de aula da Escola Vovó Ana e 100% climatizadas, pensando no bem está do nosso futuro" disse Lahesio.

Resultados positivos

A diretora da unidade, Cristiane de Sousa, elogiou o compromisso do Prefeito Lahesio Bonfim com a educação do município.

"A Escola Vovó Anca Rocha só tem agradecer ao prefeito pelo compromisso com a educação, ou seja com a população de São Pedro dos Crentes, hoje como podemos ver, nos estamos recebendo, uma escola toda climatizada, isso com certeza vai melhorar o aprendizado de nossas crianças, agora com conforto, vai ser bem melhor, só temos agradecer, todas as crianças, os professores, todos estão satisfeitos com o conforto que hoje estamos recebendo." agradeceu a Diretora da unidade.



Siga nossa página no FacebookInstagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.

domingo, 12 de agosto de 2018

Sarney Filho se reúne com lideranças em Imperatriz e região


O deputado federal e candidato ao Senado, Sarney Filho (PV), segue em visita à lideranças de municípios da região tocantina. Na sexta -feira(10), ele visitou outros três municípios onde tem apoio da classe política e populares.

Em Cidelândia, primeira cidade do dia a cumprir agenda, Sarney Filho foi recebido pelos familiares do prefeito Fernando Teixeira (MDB), na visita à residência da senhora Valdenir Teixeira, mãe do gestor. A reunião contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores do município, Keke Teixeira (MDB), irmão do prefeito.


Já em São Francisco do Brejão, Sarney Filho recebeu o apoio de várias lideranças locais, dentre elas os ex-prefeitos Franciscano, Sônia Santos e Zé Doia; e da presidente da Câmara de Vereadores do município, a jovem vereadora Ana Quitéria (PV), além de diversas outras lideranças locais, seguindo depois para João Lisboa. 

Sarney Filho concluiu a agenda do dia com uma grande reunião política em Imperatriz, ao lado de lideranças da região, a exemplo do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos (MDB), de deputados estaduais e federais, além de vereadores da Princeira do Tocantins.


Para o candidato ao Senado, a população maranhense tem demonstrado não estar satisfeita com a forma que o Estado vendo sendo conduzido. “Por onde nós passamos identificamos as pessoas insatisfeitas com a mudança que o governador fez, que foi para pior. Aqui, nós temos a experiência em saber governar e vamos fazer com que o Maranhão continue se desenvolvendo a passos largos”, disse Sarney Filho.



No sábado (11), Sarney Filho visitou às cidades de São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Açailândia, Buriticupu e Bela Vista do Maranhão.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Artigo: Fartura de peixe


Os peixes têm enorme importância na cultura cristã. Multiplicados por Jesus, alimentaram multidões, representando, até hoje, a fartura e a comunhão da fé. No Maranhão, a pesca está entre as atividades mais tradicionais e tem papel econômico fundamental para a vida de uma parte significativa da população. Cerca de 15% da proteína consumida no mundo vêm da pesca. Mas a fartura dos peixes, camarões e mariscos está ameaçada. Como ocorre com todos os recursos naturais, é preciso dar tempo à natureza para repor aquilo que dela é retirado. 

Os oceanos são ricos em diversidade e oportunidades para a promoção do desenvolvimento. Sofrem também, no entanto, forte pressão, devido à exploração irracional. No Ministério do Meio Ambiente, baixei uma portaria estabelecendo cinco meses de defeso para conservar o camarão no nosso Estado. Criei, como ministro, unidades de conservação marinho-costeiras e oceânicas numa proporção que nunca tinha sido alcançada, fazendo o Brasil saltar de 1,5% para 26,3% de áreas marinhas protegidas. 

Entre as unidades criadas, estão três reservas extrativistas no litoral do Maranhão, que atendem reivindicações das comunidades pesqueiras locais. A intenção é compatibilizar a conservação da natureza com o desenvolvimento econômico e social dessas comunidades.

Instituímos, em agosto de 2017, o Plano de Manejo da Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, unidade que surgiu em minha primeira gestão no Ministério. Dessa maneira, estamos ajudando a população local a proteger espécies, como a pescada amarela, da sobrepesca e desenvolver projetos que gerem renda, de forma sustentável, nessa que é a maior área de manguezais preservados em unidades de conservação do Brasil.

Na Câmara, um projeto de lei de minha autoria, o PL 6.969/2013, que institui a Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro (PNCMar), tem por objetivo garantir a efetiva proteção e gestão, de forma participativa, transparente e com controle social. 

A proposta foi construída ouvindo os diversos setores interessados. Mais de 70 especialistas, representantes da pesca artesanal e industrial, governo, academia, setor privado e sociedade civil participaram das discussões que resultaram no texto.

O mar é fonte de energia, com a exploração de óleo e gás, e também a incrível capacidade, limpa e renovável, da força das marés. Tem um potencial turístico imenso, e ainda é responsável por absorver grande parte do gás carbônico da atmosfera, o que é essencial para o equilíbrio climático do Planeta.

Conhecido como Lei do Mar, o projeto está em tramitação no Congresso Nacional. Com ele, pretendemos manter as condições para o desenvolvimento das atividades produtivas, de forma sustentável. Combatendo a sobrepesca e a poluição marinha, vamos garantir a segurança alimentar e o sustento de milhares de pessoas.

No Senado, teremos oportunidade de avançar no caminho que tenho percorrido de aprimorar a legislação brasileira, para que o País nunca mais dê as costas para o mar.

José Sarney Filho é deputado federal e ex ministro do Meio Ambiente.


Por Sarney Filho



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Sarney Filho mostra experiência para atuar no Senado


Com o seu nome confirmado para concorrer ao Senado pelo PV, o pré-candidato Sarney Filho mostrou experiência ao falar das prioridades para o estado, durante a Convenção do MDB que oficializou Roseana como candidata a governadora do Maranhão. 

“Passei 40 anos da minha vida trabalhando pelo Maranhão e pela nossa gente, como deputado e como ministro do Meio Ambiente, o que me permitiu ter a experiência, a moral e a segurança necessárias para agora lutar pelo Senado”, afirmou o deputado.

Diante da multidão de apoiadores presentes no Espaço Renascença, o deputado foi muito aplaudido ao mostrar a sua trajetória política, como parlamentar e ministro do Meio Ambiente, por duas vezes, em governos diferentes. “Na verdade, fui ministro, não de Governo, mas de Estado. O reconhecimento do meu trabalho me levou ao cargo”, disse.

Ele reconheceu que o Senado representa um grande desafio. “Todos querem vencer numa eleição, ainda mais sendo ela para o Senado. Não é um lugar para amadores, mas para gente experiente. Brasília é uma guerra, e eu me sinto hoje preparado para buscar mais recursos para o nosso estado”, enfatizou.

Sarney Filho deu ênfase, ainda, ao seu trabalho em defesa da causa da natureza. “O mundo tem oito bilhões de habitantes, e aquilo que se retira da terra, a natureza não consegue mais repor. A destruição dos recursos naturais penaliza os mais pobres. São eles os que mais sofrem com a poluição dos rios, com os desmatamentos criminosos, com a falta de saneamento. Portanto, nunca me afastarei dessa luta, que é tão importante, como lutar pela vida ou pela liberdade”.

O candidato ao Senado falou sobre o seu empenho em ajudar o Maranhão, citando o apoio aos pescadores artesanais, cuidados com os manguezais, parques, rios e recursos para saneamento.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.