O traficante Pablo Escobar em foto de 1991 (Foto: Associated Press) |
A Justiça argentina chamou a depor a viúva e o filho do falecido chefão do cartel de Medellín, Pablo Escobar, em um caso que investiga a suposta lavagem de dinheiro em operações imobiliárias, informou nesta sexta-feira (20) uma fonte judicial.
A investigação envolve investimentos imobiliários, entre elas a de um famoso café temático de Buenos Aires.
A viúva de Pablo Escobar Gaviria, María Santos Caballero, foi convocada a comparecer em 3 de maio, e no dia 14 será a vez do filho, Sebastián Marroquín.
Seus nomes correspondem às novas identidades adotadas após se estabelecerem na Argentina 20 anos atrás.
Na ação também será ouvido Mauricio Serna, ex-jogador de futebol do clube argentino Boca Juniors, também por suspeita de lavagem de dinheiro.
Investiga-se se a viúva e o filho de Pablo Escobar cobraram uma comissão pela intermediação para para investimentos imobiliários entre o colombiano José Piedrahita Ceballos, detido na Colômbia, e vários empresários argentinos no âmbito de uma organização que se dedicava à lavagem de dinheiro provenientes do tráfico de drogas.
A Justiça suspeita que a quadrilha lavou dezenas de milhões de dólares na Argentina.
Em uma série de batidas no final do ano passado, foram confiscados valores em um total de US$ 15 milhões.
Pablo Escobar Gaviria chegou a ser um dos homens mais ricos do mundo, segundo a Forbes, após fundar um império do crime e do narcoterrorismo. Ele morreu durante uma tentativa de fuga em 1993.
Nenhum comentário:
Postar um comentário