sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Edital de concurso da Polícia Militar do Maranhão é divulgado

Serão 909 vagas para provimento imediato e mais de mil vagas para cadastro de reserva


(Foto: Reprodução)

O Governo do Estado divulgou, nesta sexta-feira (29), o edital do concurso da Polícia Militar do Maranhão.

Serão 909 vagas para provimento imediato e mais de mil vagas para cadastro de reserva.

Poderão concorrer graduados em Medicina Veterinária, Cirurgião-Dentista, Médico e Psicólogo. Para nível médio as vagas são para Soldado.

A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 150.00 e para nível médio, R$ 100.00.

Confira o edital completo aqui


Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Aprovado a criação do campus da UEMASUL em Estreito-MA

(Projeto de Lei / Foto: Reprodução)

Aprovado nesta manhã, o Projeto de Lei, enviado pelo Governador Flávio Dino, que cria o Campus da Uemasul de Estreito e reforça a estrutura administrativa da Universidade com a criação de vagas para concursos para Professores, vagas estas para Imperatriz, Estreito e Açailândia.

Na Uemasul de Estreito serão instalados nesse primeiro momento os cursos de Engenharia Agrônoma, Letras, Matemática e Licenciatura em Ciências Naturais, com habilitação em Física.

Campus da UemaSul em Estreito está com 60% das obras concluídas. (Foto: Divulgação)

O prédio do polo da Universidade está sendo construído com recursos próprios do município, possui 16 salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, auditório, prédio administrativo. Com a iniciativa serão beneficiados não só moradores do município, mas também regiões vizinhas.




Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.



quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Após despejo, governo aluga residência para abrigar delegacia no Maranhão

Delegacia de Peritoró mudou de endereço após saída de prédio por conta do aluguel (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Após despejo por calote de aluguel, o governo do Maranhão resolveu alugar uma casa de moradia sem a menor estrutura para receber a delegacia de Polícia Civil de Peritoró, cidade do interior do estado e que fica a aproximadamente 243 km de São Luís.

O lugar possui sete cômodos, incluindo um banheiro e dois quartos, que serão agora adaptados para receber o público da cidade. O espaço improvisado não tem capacidade para abrigar uma cela para auxiliar o trabalho policial em casos emergenciais.

Agentes da Polícia e outros funcionários do estado arrumaram móveis e documentos, resultado do despejo ocasionado por quatro anos de aluguel atrasado do outro prédio que aconteceu na semana passada e que causou a interrupção no atendimento ao público, obrigando o delegado da cidade, Fábio Cordeiro, a se apresentar na regional em Codó, a 66 quilômetros de Peritoró.

Ele já voltou, mas todo mundo que chega às novas instalações da delegacia continua sendo mandado registrar ocorrências em Codó, foi o que aconteceu com a aposentada Maria Adelina dos Santos. “Ouvi diz que num tá funcionando mais nada, diz que só em Codó. Vou ter que voltar pra casa para ir arrumar um troquinho pra poder ir lá, né”, afirmou.

O aposentado Antonio Francisco Gomes Rodrigues é de São Mateus e precisa registrar o sumiço de uma motocicleta deixada em um bar de Peritoró – vai ter que esperar mais um tempo. “Chegamos, achamos a delegacia aqui desativada, porque já tá noutro local, lá o delegado disse que não tão resolvendo nada”, lamentou.

O delegado foi orientado a não gravar mais entrevista, mas informou que, realmente, não há como prevê o retorno do atendimento. Há muita coisa para arrumar até lá. Enquanto esperam, cidadãos da cidade chegam e saem cada vez mais indignados.

“É muito triste! Eu acredito que é uma parcela muito mínima e para governo não vale nada isso aí, então seria cabível que não tivesse acontecendo uma situação dessa aqui. Que o prefeito e o governador tivesse ajudado, nós os civis, os pobrezinhos estamos pagando por isso”, finalizou o eletricista José Tavares da Silva.

O secretário de segurança, Jefferson Portela, disse em entrevista que 40 delegacias vão ser entregues até o fim do ano e que vai ser feito um concurso para 100 vagas na Polícia Civil.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.




Do Enquanto isso no Maranhão, com informações: G1

Eletrobrás Eletronorte solicita desligamento emergencial à Cemar para manutenção na região de Porto Franco, Estreito e Carolina


A supridora Eletrobrás Eletronorte, responsável pela Linha de Transmissão de 230 kV no trecho entre Imperatriz e Porto Franco, que atende parte da região Sul do Estado, solicitou à Cemar o desligamento emergencial para esta quinta-feira (28/09) no horário entre 05:00 e 06:30 para substituir uma cadeia de isoladores da rede de energia elétrica em uma torre de transmissão de sua responsabilidade.

Com isso, haverá interrupção no fornecimento da energia elétrica no horário entre cinco horas e seis horas e trinta minutos da manhã desta quinta-feira, para os municípios de Campestre do Maranhão, Candido Mendes, Carolina, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, São João do Paraíso, São José dos Basílios e São Pedro dos Crentes.

A Cemar está em contato com a direção regional da Eletrobrás Eletronorte para uma avaliação detalhada desse desligamento de urgência, objetivando a continuidade com qualidade no fornecimento de energia para a região.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.




Do Enquanto isso no Maranhão, com informações: CEMAR

Seic cumpre 24 mandados de prisão em operação contra furto de combustível

Em trechos distintos, os suspeitos e os galões contendo combustíveis foram localizados


Galões contendo combustível foram apreendidos durante a operação. (Foto: Divulgação)

Durante uma operação deflagrada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) na cidade maranhense de Arari, durante esta quarta-feira (27), os policiais deram cumprimento a 24 mandados de prisão contra pessoas envolvidas no furto de combustível de trens que trafegam pela região. No decorrer das diligências, cerca de 10 mil litros de óleo diesel e gasolina foram apreendidos.

Titular do Departamento de Combate a Roubo de Carga (DCRC), um setor de investigação da Seic, delegado Augusto Barros disse que mais de 100 policiais civis atuaram na operação, em vários bairros da cidade e em “frentes” distintas. Em trechos diferentes, os suspeitos e os galões contendo combustíveis foram localizados, sendo que homens de outras superintendências da Polícia Civil também participaram das incursões.

Conforme Barros, os capturados responderão por roubo, venda ilegal de combustível e crime ambiental. O delegado frisou que o material recolhido em Arari com a quadrilha será submetido durante esta semana a exame pericial no Instituto de Criminalística (Icrim). De acordo com a fonte, os criminosos atacam os trens quando estes reduzem a velocidade. Depois, sobem nos vagões e retiraram o líquido inflamável, que é oferecido no mercado por um valor baixo.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.




Do Enquanto isso no Maranhão, com informações: Jornal Pequeno


terça-feira, 26 de setembro de 2017

Pré-candidatura de Maura Jorge em ritmo crescente em Imperatriz, na Região Tocantina e no Maranhão


A pré-candidatura de Maura Jorge (Podemos) ganha corpo dia após dia no Maranhão. A medida em que a ex-prefeita de Lago da Pedra e ex-deputada percorre os municípios maranhenses e se faz conhecida, planta uma semente, seu nome cresce cada vez mais.

É o que aponta as pesquisas internas que motiva não só a pré-candidata, mas também todos os seus aliados.

Em Imperatriz, o projeto Maura Jorge iniciou tímido, porém rapidamente ganhou corpo com a presença da ex-deputada constante na Região Tocantina e principalmente na "Terra do Frei".

Um dos primeiros a abraçar o projeto de Maura Jorge na cidade foi o jovem Mateus Lima que ingressou na política recentemente e vem se destacando nas articulações em prol da candidatura de Maura Jorge ao Governo do Maranhão.

O líder juvenil se reuniu no último sábado (23), com alguns apoiadores para traçar estratégias de promoção do nome de Maura Jorge e também de aglutinação de lideranças em torno do projeto em Imperatriz e Região Tocantina.

Para ele, foi um privilégio ter sido um dos pioneiros no projeto de Maura Jorge e se entusiasma ao ver o grupo de apoio a pré-candidata ao governo crescer dia após dias em Imperatriz, na Região e em todo estado.

"Nós acreditamos que Maura Jorge dará um novo rumo para o Estado do Maranhão e corresponderá a expectativa da população Maranhense. Iniciamos esse projeto, com humildade trabalhando firme, buscando apoio de lideranças e formando novas liderançaspara agregarem nesse projeto de libertação do Maranhão, que com a força do povo e com as graças de Deus será vencedor", enfatizou o jovem Mateus Lima.


Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.

Idoso de 75 anos reage a assalto mata o bandido e vai preso


Um idoso de 75 anos reagiu a um assalto e matou o bandido em Jaíba, no Norte de Minas.

Segundo o aposentado, ele estava em casa quando o ladrão pulou o muro e pegou dinheiro e um celular. Os dois entraram em luta corporal. Após receber chutes e socos, o aposentado conseguiu pegar um canivete e atingir o ladrão, que morreu no local.

O idoso, que nunca teve nenhuma passagem pela polícia, chamou a PM e foi preso em flagrante. Os policiais encontraram R$:800,00 a cueca do bandido e um celular que eram da vítima .

O dinheiro do idoso era referente a um empréstimo que o idoso havia feito no banco para fazer uma cirurgia ,o advogado vai entrar com um pedido de habeas corpus.

Confira na reportagem!






Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.




sábado, 23 de setembro de 2017

Sampaio Corrêa empata com Voltaço e garante vaga na Série B

Foi definido o primeiro classificado para a Série B de 2018. O Sampaio Corrêa empatou com o Volta Redonda em 1 a 1, na tarde deste sábado, e garantiu a vaga na semifinal da Série C, o que também carimbou sua ida à Segundona do ano que vem


Foto - Sampaio Corrêa - Divulgação

A classificação veio por conta do resultado primeiro jogo, disputado no Rio de Janeiro. Lá, os maranhenses venceram por 1 a 0. Tubarão espera agora o vencedor de Fortaleza X Tupi-MG para saber seu próximo adversário.

No primeiro tempo, ambas as equipes tiveram boas chances de abrir o placar. Luã Lucio, Dija Baiano e Bruno Barra quase marcaram para o Voltaço, enquanto que Daniel e Felipe Marques assustaram pelo Tubarão. Apesar das chances, a definição ficou mesmo para a segunda etapa, já que a partida foi para o intervalo sem gols.

Nos 45 minutos finais, o jogo esfriou. O Sampaio, preocupado em manter a vantagem, se fechou e não deu chance ao Volta Redonda, que teve muita dificuldade em superar o sistema defensivo adversário.

Quando o 0 a 0 parecia definitivo, Fernando Sobral marcou, aos 36 minutos, colocando os donos da casa na frente. Cinco minutos depois, o Volta Redonda empatou, mostrando que ainda estava vivo no confronto. 

Luan, após cobrança de escanteio de Dija, deixou tudo igual. Porém, faltava pouco tempo e o placar não foi mais modificado, apesar da pressão carioca. Com o resultado, classificação garantida para o Tubarão, tanto para a semifinal quanto para a Série B de 2018. Agora, a equipe maranhense espera o vencedor do confronto entre Fortaleza e Tupi-MG para saber seu adversário da semifinal.




Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.




Do Enquanto isso no Maranhão, com informações: Lance

Advogado Maranhense agradece a pagina 'ENQUANTO ISSO NO MARANHÃO'

Tiago Oliveira moveu recentemente uma ação contra a CEMAR, em um dos trechos da petição ele cita algumas das denúncias feitas pelo Blog em sua pagina no facebook "ENQUANTO ISSO NO MARANHÃO"



"Vejamos o que uma popular página do estado denominada “ENQUANTO ISSO NO MARANHÃO” tem publicado com frequência em sua página no Facebook sobre os atos da Ré" disse Tiago em um dos trechos da petição

Uma pobre lavradora que vive daquilo que colhe e cria a qual sua conta de energia não costumava passar de R$ 100,00 Reais, levou um baita susto ao receber uma conta no absurdo valor de R$ 2.980,65 (dois mil novecentos e oitenta reais e sessenta e cinco centavos)

Acontece que o consumo regular da residência da Consumidora nem mesmo passa próximo ao valor cobrado pela Fornecedora.

Abismada com a conta de luz em valor impossível de ser paga por alguém pobre e que vive à custa de lavoura, a consumidora buscou a Fornecedora. Lá chegando e expondo a situação ao atendente, esse ironizou a situação da Consumidora, fazendo pouco da situação, bem como em nada solucionou o problema da Consumidora. Ante a isso, a mesma presta nota da ocorrência junto à delegacia da cidade.

"Ressaltamos que como não tem condições de efetuar o pagamento dessa conta de luz, cabe-se assim assegurar que a Consumidora receba o regular fornecimento de eletricidade até que o presente imbróglio seja resolvido. Cabe frisar que os danos não atingiram somente a Consumidora, mas também toda família. Ante aos erros graves cometidos pela Fornecedora aponta um total desrespeito a atividade consumista. Sendo que restou saída que a busca a tutela jurisdicional." disse Tiago Oliveira advogado da Consumidora.

Advogado Tiago Oliveira agradece as denúncias feitas em nossa pagina

A Consumidora não tem em casa quaisquer aparelhos eletrônicos que possam justificar tamanho aumento em seu consumo. Contendo: UMA TELEVISÃO DE TUBO DE 21 POLEGADAS, UM RECPTOR DE PARABÓLICA COMUM, UMA GELADEIRA DE 220 LITROS NOVA, 6 LÂMPADAS, UM RÁDIO E UMA BOMBA DE POÇO – TIPO SAPO. Bem como a instalação elétrica é recente! Assim, não há justificativa para que uma residência simples na zona rural e com pouquíssimo consumo tenha uma fatura de luz superior ao de um supermercado na zona urbana da cidade. Além de que a Consumidora mora a residência apenas com seu marido, mantendo ainda os hábitos rurais de “acordar e dormir com as galinhas” passando o dia inteiro na lavoura, retornando somente para o almoço e ao final da tarde.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.




sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Cachê de cantor piauiense que viralizou com inglês 'bizarro' pula de R$ 100 para R$ 15 mil em 10 dias

Gleyfy Brauly está com agenda lotada desde que teve um vídeo em que cantava "Another Brick In The Wall" divulgado. Shows já estão marcados até o fim do ano


Cantor toca músicas em outras línguas de forma bem peculiar

A publicação do baterista do Pink Floyd, Nick Mason, com um vídeo de José da Cruz Silva, o Gleyfy Brauly transformou a vida do piauiense. A agenda de shows teve dobrado o número de apresentações e o cachê do cantor cresceu 150 vezes. O impulso também trouxe mais viagens para o artista, que já tem shows previstos até o fim deste ano.

Em conversa com o G1, Brauly explicou que o número de shows tem crescido constantemente. “Tá sempre aumentando. Antes eram 10 por mês e agora já está em uma base de 20”, disse. Inclusive já está difícil agendar datas para apresentações do cantor até o fim de ano. Gleyfy Brauly é de Coivaras, cidade 68 km ao Norte de Teresina e ficou conhecido por cantar em “inglês” o seu repertório.

O reconhecimento mudou também o valor dos shows de Brauly. Agora com cachês mais valorizados o cantor reconhece que a situação está melhor, depois de um ano trabalhando como cantor. “Antes era R$ 100, quando os shows eram em Altos e eu tocava com violão. Depois que estourou mesmo foi para uma quantia boa, como R$ 5 mil, R$ 10 mil ou até R$ 15 mil”, afirmou.

Brauly disse que passou a ganhar uma 'quantia boa' após valorização (Foto: Reprodução/Instagram/@gleyfybrauly)

As canções em um estilo diferente chamaram a atenção de Nick Mason que postou no Facebook um vídeo em que Gleyfy Brauly executa um dos clássicos da banda: "Another Brick In The Wall". Na publicação o baterista diz que “Quando o som é tão bom, você não precisa saber todas as palavras”. Na época, Gleyfy disse que nunca fez curso de inglês e que muito do repertório é composto por músicas internacionais.

Brauly avisou que o repertório continua voltado para músicas internacionais. “É mais música internacional, em inglês e italiano. O espanhol eu ainda vou pegar quando começar a tocar Despacito”, conta Gleyfy Brauly que já está com viagens programadas para divulgar o seu trabalho.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.




Do Enquanto isso no Maranhão, com informações: G1

O caminho aberto para Maura Jorge

Desconhecida de pelo menos 80% do eleitorado, e com presença em menos de 10% dos municípios, a ex-prefeita de Lago da Pedra registra índices entre 5% e 8% das intenções de votos; e tem a menor rejeição entre os candidatos




Com índices que variaram entre 5% e 8% das intenções de votos na última pesquisa Escutec – dependendo do cenário – a ex-prefeita e ex-deputada Maura Jorge (Podemos) mostra força para trilhar um caminho nas eleições de 2018.

Desconhecida como candidata a governadora por pelo menos 80% do eleitorado, já que nunca disputou cargo majoritário, Maura Jorge registra esses índices mesmo tendo visitado menos de 10% dos municípios.

Dentre os nomes já apresentados para a disputa, Maura Jorge é a única que trilha sozinha o seu caminho, com a ajuda apenas do seu partido e dos aliados, como o deputado federal Aluisio Mendes.

Ela não tem a estrutura do governo montada por Flávio Dino (PCdoB) nem o cacife do Senado, usado por Roberto Rocha (PSB); também não dispõe do recall eleitoral apresentado por Roseana Sarney (PMDB).

Mas sua rejeição é a menor entre eles, o que lhe abre um caminho gigantesco à frente.

No momento em que conjugar o amplo conhecimento do seu nome pelo eleitorado e visitar o grosso dos municípios como candidata, ela tende a crescer.

E isso deve ocorrer exatamente na campanha.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Governo recorre à Justiça para não dar auxílio a Márcio Rony



Márcio Ronny da Cruz ficou conhecido por seu ato heroico depois que teve 75% do corpo queimado na tentativa de salvar mãe e filhas de um ônibus incendiado por criminosos de uma facção, em São Luís-MA

Em vez de reunir esforços para auxiliar Márcio Rony da Cruz em seu tratamento, mesmo após não cumprir decisão judicial que obriga o Estado a fazer isso, o Governo do Maranhão interpôs recurso para não pagar auxílio. Márcio, de 38 anos, teve 75% do corpo queimado na tentativa de salvar mãe e filhas em um incêndio a ônibus há pouco mais de três anos.

Com uma série de argumentos, o Governo do Maranhão pede suspensão da decisão judicial que preza por sua obrigatoriedade de dar assistência a Marcio, que ainda está passando por tratamento pelos problemas citados.

Márcio Rony entrou na justiça contra o Governo do Maranhão tendo em vista que o mesmo estava desobedecendo a decisão judicial de dar assistência a ele. Ainda segundo Márcio, atualmente ele custeia do próprio bolso a compra de medicamentos e das passagens para Goiânia (GO), onde retorna a cada seis meses para se recuperar dos danos à pele no Hospital de Queimados.

Segundo Márcio Rony, a omissão do Estado ao tratamento começou no dia 28 de julho deste ano, quando, ao retornar da capital goiana com novas prescrições dos médicos, teve o acesso aos medicamentos negado pelo governo. “A cada reavaliação, são repassados novos medicamentos. No entanto, desta vez, não consegui ter acesso aos remédios, e estou passando por necessidade”, disse.

Por causa do problema de Rony, o Instituto de Cidadania Ativa Belágua (organização não-governamental que presta assistência a pessoas com dificuldades de acesso a serviços públicos) – dirigido por Maurício Miguel – decidiu dar assistência judicial para tentar garantir o auxílio do Estado ao caso. No dia 31 de julho deste ano, o juiz José Edilson Ribeiro concedeu antecipação de tutela contra o Governo, que teria 30 dias para contestar o parecer. Até o fechamento desta página, o Estado não informou se entrou com contestação.

Enquanto isso, Márcio Rony – que não pode trabalhar devido às lesões – vive da ajuda de amigos e familiares. “Para comprar remédios, eu preciso de ajuda. Se preciso viajar, também conto com os amigos. É uma situação chata, pois eu não estou pedindo favor e sim um direito meu, que é negado”, disse Rony 

Márcio Rony confirmou ainda que, até o fim de 2014, todo o tratamento dele era bancado pelo Governo do Maranhão. “Se eu precisava ir ao fisioterapeuta, contava com veículo para me transportar. No caso das passagens para Goiânia, também tinha a ajuda do Governo. Atualmente, eu não tenho nada do poder público”, disse.

Para comprar remédios, eu preciso de ajuda. Se preciso viajar, também conto com os amigos. É uma situação chata, pois eu não estou pedindo favor e sim um direito meu, que é negado”

Tratamento

Para se recuperar definitivamente dos danos à pele, Márcio Rony ainda precisa de assistência médica pelos próximos nove anos. Atualmente, ele mora na estrada que dá acesso ao Panaquatira (São José de Ribamar). “Conto ainda com a colaboração do Estado, para que pare de depender apenas da solidariedade”, afirmou.

Sobre a denúncia de Márcio Rony, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota, que comprovará, nos autos do processo, a assistência dada pelo Governo do Maranhão, que garante o tratamento de Márcio Rony da Cruz. A SES comunicou que recorrerá da decisão, por dever legal, uma vez que sempre prestou regularmente o tratamento, os medicamentos e insumos ao assistido.




Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.




Do Enquanto isso no Maranhão, com informações: O estado



Filme liga o Maranhão a acontecimentos históricos importantes, como a Coluna Prestes e a Revolução Russa

Manuel Bernardino, o "Lenin da Matta", é tema de documentário | foto: frame do filme


Por Zema Ribeiro

Quando foi contratada como antropóloga para realizar o Inventário Nacional de Referências Culturais, exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para processos de licenciamento ambiental de grandes empreendimentos, a cineasta e professora universitária Rose Panet deparou-se com um personagem no mínimo inusitado: Manuel Bernardino.

“Eu percebi que a história dele começa com um cara trabalhador, que sai viajando por vários lugares em busca de roça. Depois ele se torna um líder, depois um vegetariano e espírita. Eu associei isso aos fluidos corporais, suor, sangue e lágrimas, que são as três partes do filme”, adianta ela sobre Manuel Bernardino: o Lenin da Matta.

“Manuel Bernardino, um lavrador vindo do Ceará, sabia ler, pensar e interpretar o que lia. Ele vai sendo orientado pelo [médico] Tarquínio Lopes, por pessoas que vai conhecendo, que vão dando livros sobre socialismo”, continua. “Talvez na época, como era a única coisa que ele tinha para ler, porque era o que davam, ele foi se formando. Eu acho que essas leituras tinham a ver com o que ele pensava, sobre as injustiças que via na época no Maranhão.”

Com 52 minutos de duração, o telefilme Manuel Bernardino: O Lenin da Matta concorreu entre 768 obras inscritas no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), um recorde para qualquer linha do Fundo Setorial Audiovisual (FSA). É o único telefilme nordestino selecionado dirigido por uma mulher.

A cineasta Rose Panet, em entrevista a coluna Emaranhado | foto: Francisco Colombo

Rose Panet nasceu em João Pessoa (PB), em 1970. Cidadã franco-brasileira, formou-se em ciências jurídicas e sociais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutorou-se em antropologia na École Pratique des Hautes Études (Paris, França) e vive em São Luís (MA), onde é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Sua tese de doutorado aborda a sexualidade entre os indígenas da etnia Kanela, no Maranhão. Ela já havia realizado os filmes O Choro da Vida e O Mocó de Quelé, que concorreram em edições do Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo, em São Luís, além de 14 curtas-metragens institucionais para a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão – onde trabalhou –, todos com temáticas indígenas.

O documentário Manuel Bernardino: o Lenin da Matta já estreou na TV Universitária de Pernambuco e será exibido, ainda em setembro, pela TV UFMA. Há a previsão de que, ainda em 2017, integre a grade de programação de mais de 90 emissoras públicas de televisão.

O protagonista, cuja voz em depoimento prestado numa delegacia de São Luís é interpretada por Zeca Baleiro, ganhou a alcunha de Lenin da Matta dos jornais Diário de São Luís e A Pacotilha. Manuel Bernardino, à época, arregimentou mais de 200 homens para as tropas de Luís Carlos Prestes, por sua vez alcunhado “Cavaleiro da Esperança”. Foi o maior contingente da história da Coluna Prestes. São fatos como esse que Rose traz à tona, através de depoimentos de nomes como Alan Kardec Pacheco, Anita Leocádia Prestes, Flávio Farias, Giniomar Ferreira Almeida, Lissandra Leite, Regina Farias e Wagner Cabral, ligando o Maranhão a acontecimentos históricos importantes, como a Coluna Prestes e a Revolução Russa.

O documentário Manuel Bernardino: o Lenin da Matta conta a história de lavrador cearense que difundiu o pensamento socialista | foto: frame do filme


Produção original da Lume Filmes, Manuel Bernardino: o Lenin da Matta tem argumento, roteiro, direção e assistência de produção de Rose Panet, direção de fotografia de Murilo Santos, montagem de André Garros e produção de Mauricio Escobar e Monica Melo.

No Maranhão, a primeira exibição do filme aconteceu na quinta-feira 14 de setembro, no Cine Lume, em São Luís, numa sessão para convidados. Outras exibições estão agendadas, também na capital maranhense: no dia 22 de setembro, às 18h, na Galeria Trapiche Santo Angelo (bairro da Praia Grande), em sessão gratuita e aberta ao público; e no dia 16 de outubro, às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Uema (Rua da Estrela, Praia Grande), em sessão aberta.

É o mês do centenário do massacre da Praça Vermelha, destacado episódio da Revolução Russa. “Uma feliz coincidência”, comemora a cineasta.


Cartaz do filme dirigido por Rose Panet



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.




Do Enquanto isso no Maranhão, com informações: Itaucultura.org.br

Fim do mundo vai ocorrer no próximo sábado, diz teoria

Suas evidências são baseadas em versos e códigos numerológicos da Bíblia centrados no número 33


(Foto: Reprodução)

Um novo “fim do mundo” se aproxima neste sábado. Ao menos é o que diz uma teoria apocalíptica formulada pelo numerólogo David Meade, autor do livro Planeta X, que prevê a colisão de um enorme planeta misterioso com a Terra e a consequente destruição da humanidade. O criador da tese, no entanto, já havia tentado divulgar essa mesma história em 2012, mas foi desmentido por um cientista da Nasa, que, na época, chamou de “ridículas” as declarações sobre “um planeta que está, ao mesmo tempo, próximo e invisível”. Segundo o pesquisador, se o planeta existisse e estivesse realmente a uma distância ameaçadora, seria impossível que nenhum astrônomo tivesse notado sua presença.

Meade, no entanto, continua a afirmar que o planeta Nibiru (também chamado Planeta X), que estaria vindo diretamente da fronteira com o sistema solar, vai atingir a Terra neste final de semana. Suas evidências são baseadas em versos e códigos numerológicos da Bíblia centrados no número 33 – exatamente o número de dias entre o eclipse solar do dia 21 de agosto, que ele considera ter sido um aviso, e a data apocalíptica.

“Jesus viveu por 33 anos, o nome Elohim, que é um dos nomes usados pelos judeus para Deus foi mencionado 33 vezes [na Bíblia]. É um número muito significativo na Bíblia e na numerologia”, disse Meade em entrevista ao The Washington Post. O americano é conhecido por suas teorias que misturam textos bíblicos e astronomia.

Nibiru

A suposta existência do planeta Nibiru é motivo de teorias conspiratórias desde a década de 70. Em 2012, no entanto, este e outros rumores sobre o fim da Terra tomaram proporções tão preocupantes que o pesquisador David Morrison, do Instituto de Astrobiologia da Nasa, teve de publicar um vídeo em seu canal no Youtube para acabar com os mais de 20 e-mails semanais que entravam em sua caixa perguntando sobre o Planeta X.

“Se o planeta estivesse tão perto, seria brilhante e facilmente visível a olho nu. Todos nós poderíamos vê-lo. Se Nibiru fosse real e se fosse um planeta com uma massa substancial, ele já perturbaria as órbitas de Marte e da Terra. Veríamos mudanças por causa deste objeto entrando no sistema solar interno”, afirmou na gravação.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.




Do Enquanto isso no Maranhão, com informações: Veja.com

Whindersson Nunes doa 350 mil para ONG no Maranhão


A doação foi feita para uma Ong de Imperatriz-MA chamada “Música no Hospital“, que faz um trabalho de terapia musical nos hospitais da cidade.

Através de suas redes sociais, o piauiense pediu para que as pessoas se cadastrassem no aplicativo Pic Pay. Nele, os novos usuários recebem, automaticamente, um crédito de 10 reais. Aqueles que se cadastraram e indicaram o código do youtuber, reverteram o valor para a Ong, que já estava previamente cadastrada no aplicativo. O resultado dessa ação rendeu, segundo Whindersson, os 350 mil reais.




Segundo o presidente da ONG Música no Hospital, Willyan Robson eles já receberam “320 mil reais” e que o dinheiro está sendo usado para fazer melhorias no Hospital Municipal Infantil (Socorrinho). “Estamos fazendo pintura, manutenção, pequenas melhorias e vamos fazer a entrega dessa reforma no dia 12 de outubro, Dia das Crianças”, informou.

De acordo com Willyan Robson “Música no Hospital” já realiza atividades há dois anos, mas que, oficialmente, foi registrada há poucos meses, após terem recebido a resposta de Whindersson Nunes de que ajudaria a conseguir recursos para o trabalho que realizam. 

“Pra gente foi gratificante ter conseguido a atenção dele. Whindersson agora é embaixador da nossa ong”, disse Willyan. O mesmo informou que a Ong também fará doações para ajudar pessoas no tratamento de câncer, e que isto já começou a ser feito.



Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.