O Maranhão é um Estado quente com temperaturas elevadas na maioria dos meses do ano.
O sertão maranhense (na mesorregião do leste Maranhense – microrregião das Chapadas do Alto Itapecuru ) a temperatura ultrapassa 38 graus no verão e no inverno fica na média dos 30 graus.
Mas nos últimos anos está havendo uma mudança na estação que deveria ser de chuvas e ventos. O frio principalmente à noite tem caído, surpreendendo os moradores desacostumados com o clima, muitos não tem agasalhos, nem cobertores apropriados e penam nas noites e madrugadas com o clima que chega a baixar drasticamente. No início de 2018 o registro de temperaturas baixas tem batido o recorde nas cidades de Paraibano-MA e Sucupira do Norte.
Na manhã desta quinta-feira (11) em Sucupira do Norte a temperatura ficou em torno de 20 graus e as estradas com névoa densa em algumas localidades da zona rural, encobrindo a paisagem.
Na madrugada desta sexta-feira (12) em Paraibano a névoa dificultava a visibilidade, o morro onde ficam as torres de telecomunicações foi encoberta e na BR 135 (conforme as imagens do radialista André Alves).
O sol no dia de ontem não foi visto. Uma garoa ameaçou chuva. Hoje (12) ele começa a mostrar seus raios e a previsão promete mais frio a noite. A variação fica entre 30 e 22 graus.
Donos de bares na cidade reclamam que a noite devido ao frio, tem diminuído o movimento de clientes, com a temperatura em baixa durante a noite os moradores preferem se recolher mas cedo, embrulhados em lençóis e em frente a televisores. As ruas estão praticamente desertas e são poucos os que se atrevem a sair devido as temperaturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário