Maior obra com vão central do mundo na época a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, liga os municípios de Aguiarnópolis, no estado do Tocantins e Estreito, no estado do Maranhão. A ponte, projeto e construção do engenheiro Sergio Marques de Souza, possui comprimento de 533 m, com vão central de 140 m, maior do mundo na época.
Esta teve sua execução subordinada à Rodobrás - Comissão Executiva do Rodovia Belém-Brasília. Com 2.200 Km de extensão, passava por regiões totalmente inexploradas apresentando, portanto, imensas dificuldades para sua construção. O maior obstáculo de todos, entretanto, era o da travessia do Rio Tocantins.
O local da travessia não poderia ser outro. Qualquer estudo que se fizesse cairia sem dúvida no gargalo de Estreito. Acontece que o local é totalmente desprovido de recursos e o centro importante mais próximo é Belém, a 700 Km de distância em plena selva Amazônica.
O abastecimento da obra seria, portanto, muito difícil e todos os materiais de construção deveriam vir do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Recife. Todos os meios de transportes deveriam ser usados, ainda que onerosos. Em certos casos até o transporte aéreo poderia ser vantajoso.
O fato é que, em 1960, o Brasil conseguiu construir em plena selva uma ponte que tirou o recorde mundial de vão em viga reta protendida da Ponte dos Nibelungos sobre o Reno. Esta ponte era o orgulho dos alemães que publicaram artigos em diversas revistas do mundo inteiro enaltecendo o recorde de 1952: o maior vão do mundo em viga reta de concreto com 114 m. Até 1960 nenhuma outra ponte no mundo tinha conseguido igualar o feito dos alemães.
Foi o Brasil que tirou a glória dos alemães, construindo uma ponte de 140 m de vão em local não civilizado, de difícil acesso, desconhecido no resto do mundo. E o fato permaneceu desconhecido até que o grande feito foi exposto no 2º Simpósio Pan-Americano de Estruturas de 1964 em Lima.
DESCASO & PERIGO
A ponte Juscelino Kubitschek a qual divide os estados do Maranhão e Tocantins que ficou conhecida no mundo inteiro na década de 60 como a maior obra com vão central do mundo na época.
Hoje a ponte que foi sem dúvidas motivo de orgulho para o Brasil e para o Maranhão no governo de Juscelino Kubitschek se encontra "abandonada" a ponte apresenta enormes buracos, a estrutura totalmente comprometida, ferros da estrutura à mostra, falta de iluminação e fios expostos, um perigo para quem passa por ela a noite, podendo ser fatal, a ponte não passa por uma reforma há anos.
Os enormes buracos vem aumentando sua profundidade e tamanho devido as chuvas e o grande fluxo intenso de veículos pesados.
Já foram inúmeros acidentes registrados, devido aos buracos os motoristas tem que desviar, avançando a mão contraria.
A ponte que já foi motivo de orgulho, hoje causa medo, além dos acidentes, assaltos são comum no período da noite já que não existe iluminação nenhuma no local.
Siga nossa página no Facebook, Instagram e no Twitter. Envie informações à redação do Blog Enquanto isso no Maranhão por WhatsApp (99) 81480344.
Do Enquanto isso no Maranhão, com informações:.UEMA
Situaçao preocupante!
ResponderExcluir