terça-feira, 6 de março de 2018

DESCASO E PERIGO! Uma parte da história de nosso estado esquecida



Maior obra com vão central do mundo na época a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, liga os municípios de Aguiarnópolis, no estado do Tocantins e Estreito, no estado do Maranhão. A ponte, projeto e construção do engenheiro Sergio Marques de Souza, possui comprimento de 533 m, com vão central de 140 m, maior do mundo na época.

A ponte foi construída em 1960 como parte do plano de unir a nova capital do Brasil, que acabava de ser inaugurada, a pontos estratégicos do país: Belo Horizonte, São Paulo, Acre e Belém. Para isso foram planejadas todas essas estradas, uma delas sendo a Belém-Brasília BR-14.


Esta teve sua execução subordinada à Rodobrás - Comissão Executiva do Rodovia Belém-Brasília. Com 2.200 Km de extensão, passava por regiões totalmente inexploradas apresentando, portanto, imensas dificuldades para sua construção. O maior obstáculo de todos, entretanto, era o da travessia do Rio Tocantins.

O local da travessia não poderia ser outro. Qualquer estudo que se fizesse cairia sem dúvida no gargalo de Estreito. Acontece que o local é totalmente desprovido de recursos e o centro importante mais próximo é Belém, a 700 Km de distância em plena selva Amazônica.

O abastecimento da obra seria, portanto, muito difícil e todos os materiais de construção deveriam vir do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Recife. Todos os meios de transportes deveriam ser usados, ainda que onerosos. Em certos casos até o transporte aéreo poderia ser vantajoso.


O fato é que, em 1960, o Brasil conseguiu construir em plena selva uma ponte que tirou o recorde mundial de vão em viga reta protendida da Ponte dos Nibelungos sobre o Reno. Esta ponte era o orgulho dos alemães que publicaram artigos em diversas revistas do mundo inteiro enaltecendo o recorde de 1952: o maior vão do mundo em viga reta de concreto com 114 m. Até 1960 nenhuma outra ponte no mundo tinha conseguido igualar o feito dos alemães.




Foi o Brasil que tirou a glória dos alemães, construindo uma ponte de 140 m de vão em local não civilizado, de difícil acesso, desconhecido no resto do mundo. E o fato permaneceu desconhecido até que o grande feito foi exposto no 2º Simpósio Pan-Americano de Estruturas de 1964 em Lima.


DESCASO & PERIGO






A ponte Juscelino Kubitschek a qual divide os estados do Maranhão e Tocantins que ficou conhecida no mundo inteiro na década de 60 como a maior obra com vão central do mundo na época.


Hoje a ponte que foi sem dúvidas motivo de orgulho para o Brasil e para o Maranhão no governo de Juscelino Kubitschek se encontra "abandonada" a ponte apresenta enormes buracos, a estrutura totalmente comprometida, ferros da estrutura à mostra, falta de iluminação e fios expostos, um perigo para quem passa por ela a noite, podendo ser fatal, a ponte não passa por uma reforma há anos.



Os enormes buracos vem aumentando sua profundidade e tamanho devido as chuvas e o grande fluxo intenso de veículos pesados.


Já foram inúmeros acidentes registrados, devido aos buracos os motoristas tem que desviar, avançando a mão contraria.


A ponte que já foi motivo de orgulho, hoje causa medo, além dos acidentes, assaltos são comum no período da noite já que não existe iluminação nenhuma no local.








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Do Enquanto isso no Maranhão, com informações:.UEMA

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